COMO VAI SER PORTUGAL EM 2050...

COMO VAI SER PORTUGAL EM 2050...
Alcochete vai ser só para hidroaviões.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Energia eólica

A energia eólica é a energia que provém do vento, ou seja, ar em movimento. Esta enrgia pode ser convertida em energia mecânica ou em energia eléctrica Desde a antiguidade a energia eólica tem sido aproveitada para mover barcos impulsionados pelas suas velas ou nos moinhos para fazer mover as suas pás para a moagem de grãos ou para bombear água.
Actualmente a energia eólica é convertida em energia eléctrica através do movimento de aerogeradores. Em locais ventosos são colocadas grandes turbinas que desempenham a função de cata vento ou moinho que o movimento das pás através de um gerador produz energia eléctrica. Habitualmente esses moinhos são colocados em grupos gerando parques eólicos para que se torne rentável só são colocados isoladamente em zonas remotas para servirem de energia zonas que se encontram longe da rede de transmissão.
A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota.
Em alguns países a energia eléctrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da procura. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% na Espanha. Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005.
. Desvantagens
• O vento não sopra com intensidade todo o ano, logo não é possível a produção de energia eólica;
• O vento tem que atingir uma velocidade superior a 20 km/h para fazer girar a turbina suficientemente rápido;
• O ruído, o impacto visual e a influência na fauna avícola.
• A energia eólica já é utilizada a muitas centenas de anos como a forma de energia mais barata e também menos poluente. Contudo, a abundância de petróleo que surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial fez regredir muitíssimo esta utilização.
• O futuro da energia eólica é promissor, mas não é isento de dificuldades, pois existem muitos problemas técnicos para resolver na construção das turbinas.

Em Portugal…

Cerca de metade parques eólicos em Portugal são parques pequenos, 31% dos parques tem uma dimensão média,.
Em 2005, Portugal foi o País da União Europeia que mais cresceu na capacidade de produção de energia eólica. Em 2006 o País registou o segundo maior crescimento, tendo entrado em funcionamento 36 novos parques eólicos, significando um crescimento de 60% da potência instalada.

Curiosidades

Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores), com a instalação de um parque eólico no Figueiral Actualmente a distribuição destas centrais abrange quase todo o território nacional com aproximadamente 150 MW de potência instalada até 200.

0 comentários: