COMO VAI SER PORTUGAL EM 2050...

COMO VAI SER PORTUGAL EM 2050...
Alcochete vai ser só para hidroaviões.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Energia da Biomassa




A Biomassa é a energia gerada a partir de material vegetal; pode ser transformada em energia através de combustão, gaseificação, fermentação, ou produção de substâncias líquidas. É uma energia biológica em que o conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia são por exemplo: a cana-de-açúcar, o eucalipto e a beterraba (dos quais se extrai álcool), o biogás (produto de reacções anaeróbicas da matéria orgânica existente no lixo), diversos tipos de árvores (lenha e carvão vegetal) e alguns óleos vegetais (amendoim, soja).
O Biogás é gás natural produzido a partir da decomposição feita por bactérias em resíduos; é uma mistura gasosa, combustível, resultante da fermentação anaeróbica da matéria orgânica.
Esta energia pode contribuir para a redução do CO2 na atmosfera e consequentemente a redução do efeito estufa que são uns dos grandes problemas ambientais da actualidade.

Vantagens:
Baixo custo de obtenção;
Não emite dióxido de enxofre;
As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
Menor risco ambiental;
Recurso renovável;
Emissões não contribuem para o efeito estufa.

Desvantagens:
Menor poder radiador;
Maior possibilidade de geração de material particular para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particular;
Dificuldades no e armazenamento.

0 comentários: