PORTUGAL NÃO É O MELHOR PAÍS EM ENERGIAS ALTERNATIVAS (COMO DIZEM).
PORTUGAL ESTÁ EM NÚMERO 356 NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS (MUITO, MUITO CÁ EM BAIXO).
ISTO TEM QUE MUDAR !!!!!
COMO VAI SER PORTUGAL EM 2050...
quarta-feira, 10 de junho de 2009
ENERGIAS RENOVÁVEIS EM PORTUGAL
Publicada por JORGE à(s) 11:02 0 comentários
Etiquetas: ENERGIAS RENOVÁVEIS
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Energia Eólica
Publicada por Francisco à(s) 04:53 0 comentários
Energia Solar
A energia Solar é um tipo de energia alternativa proveniente de uma fonte inesgotável- o sol.
Pode-se aproveitar a sua energia utilizando paineis solares-aparelhos que transformam o calor do sol em energia solar, mas apesar de se poder produzir energia através de paineis solares este tipo de energia ainda não é muito visto que estes aparelhos ainda são bastantes caros.
Publicada por Francisco à(s) 04:45 0 comentários
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Biomassa e o que podemos fazer com ela!
Novas invenções com o uso de energias renováveis o carro eléctrico que a energia eléctrica é gerada por resíduos de biomassa, vejam estes 2 vídeos para saberem mais e aviso de já que estão em brasileiro:
e aqui outro vídeo também sobre o que a biomassa pode ser útil, mas em espanhol:
Publicada por callaty à(s) 02:58 0 comentários
sábado, 23 de maio de 2009
Pode ter a certeza que...
... se queimarmos menos petróleo, carvão ou madeira, reduziremos as emissões de dióxido de carbono e outros gases de estufa para a atmosfera e o aquecimento da Terra abrandará.
... se não for necessário queimar tanto carvão numa central eléctrica, haverá menos chuva ácida, menos extracção de carvão por escavação superficial e menos poluição atmosférica.
... menos petróleo extraído do solo significa uma menor destruição da vida selvagem provocada por perfurações, menor extracção de produtos marítimos e menor probabilidade de derrames de petróleo.
Publicada por Sara à(s) 04:28 0 comentários
Etiquetas: Pode ter a certeza que...
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Catástrofes Naturais-Tornado
O tornado é uma catástrofe de origem natural que se pode formar de acordo com o clima que faça nesse momento. Antigamente formavam-se sem aviso, mas hoje em dia já existem aparelhos próprios para se preverem estas catástrofes.
Praticamente os tornados conseguem destruir tudo aquilo por onde passam.
Publicada por Francisco à(s) 05:09 0 comentários
Energia eólica
A energia eólica é a energia que provém do vento, ou seja, ar em movimento. Esta enrgia pode ser convertida em energia mecânica ou em energia eléctrica Desde a antiguidade a energia eólica tem sido aproveitada para mover barcos impulsionados pelas suas velas ou nos moinhos para fazer mover as suas pás para a moagem de grãos ou para bombear água.
Actualmente a energia eólica é convertida em energia eléctrica através do movimento de aerogeradores. Em locais ventosos são colocadas grandes turbinas que desempenham a função de cata vento ou moinho que o movimento das pás através de um gerador produz energia eléctrica. Habitualmente esses moinhos são colocados em grupos gerando parques eólicos para que se torne rentável só são colocados isoladamente em zonas remotas para servirem de energia zonas que se encontram longe da rede de transmissão.
A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota.
Em alguns países a energia eléctrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da procura. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% na Espanha. Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005.
. Desvantagens
• O vento não sopra com intensidade todo o ano, logo não é possível a produção de energia eólica;
• O vento tem que atingir uma velocidade superior a 20 km/h para fazer girar a turbina suficientemente rápido;
• O ruído, o impacto visual e a influência na fauna avícola.
• A energia eólica já é utilizada a muitas centenas de anos como a forma de energia mais barata e também menos poluente. Contudo, a abundância de petróleo que surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial fez regredir muitíssimo esta utilização.
• O futuro da energia eólica é promissor, mas não é isento de dificuldades, pois existem muitos problemas técnicos para resolver na construção das turbinas.
Em Portugal…
Cerca de metade parques eólicos em Portugal são parques pequenos, 31% dos parques tem uma dimensão média,.
Em 2005, Portugal foi o País da União Europeia que mais cresceu na capacidade de produção de energia eólica. Em 2006 o País registou o segundo maior crescimento, tendo entrado em funcionamento 36 novos parques eólicos, significando um crescimento de 60% da potência instalada.
Curiosidades
Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores), com a instalação de um parque eólico no Figueiral Actualmente a distribuição destas centrais abrange quase todo o território nacional com aproximadamente 150 MW de potência instalada até 200.
Publicada por callaty à(s) 04:49 0 comentários
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Energia hidríca
A Energia Hidráulica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. Esta energia apresenta-se na natureza através de fluxos de água, como por exemplo rios e queda de água onde existe um desnível do solo. Pode ser transformada em forma de energia mecânica através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água que através de um equipamento industrial é transformada em energia eléctrica. As represas são importantes porque assim podemos utilizar a água armazenada para a produção de energia em épocas de seca.
Publicada por callaty à(s) 14:17 0 comentários
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Energia da Biomassa
A Biomassa é a energia gerada a partir de material vegetal; pode ser transformada em energia através de combustão, gaseificação, fermentação, ou produção de substâncias líquidas. É uma energia biológica em que o conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia são por exemplo: a cana-de-açúcar, o eucalipto e a beterraba (dos quais se extrai álcool), o biogás (produto de reacções anaeróbicas da matéria orgânica existente no lixo), diversos tipos de árvores (lenha e carvão vegetal) e alguns óleos vegetais (amendoim, soja).
O Biogás é gás natural produzido a partir da decomposição feita por bactérias em resíduos; é uma mistura gasosa, combustível, resultante da fermentação anaeróbica da matéria orgânica.
Esta energia pode contribuir para a redução do CO2 na atmosfera e consequentemente a redução do efeito estufa que são uns dos grandes problemas ambientais da actualidade.
Vantagens:
Baixo custo de obtenção;
Não emite dióxido de enxofre;
As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
Menor risco ambiental;
Recurso renovável;
Emissões não contribuem para o efeito estufa.
Desvantagens:
Menor poder radiador;
Maior possibilidade de geração de material particular para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particular;
Dificuldades no e armazenamento.
Publicada por Sara à(s) 04:54 0 comentários
Etiquetas: Energia da Biomassa
Consequências de não usar as energias renováveis
Conduz ao aquecimento global e isso afectará as catástrofes naturais como a seca, tempestades, cheias, incêndios que causam desflorestação numa encosta e a terra desliza pode ou não provocar um tsunami e
Como vêem estão todas interligadas e se não fizermos nada furacões como o Katrina serão mais frequentes e haverá escassez de água até poderá haver uma guerra mundial por causa de água.
E os Estados Unidos que produzem maior parte dos cereais no futuro sem usar as energias renováveis irá ser o Canadá.
Vejam estes vídeos e choquem-se como as catástrofes são actualmente porque se não actuarmos vão ser ainda mais destrutivas e causarão mais danos:
Publicada por callaty à(s) 04:37 0 comentários
Energia das ondas
A energia das ondas consiste na transformação da energia resultante do movimento periódico das massas de água para produção de energia eléctrica.
Uma onda de 3 metros de altura contém pelo menos 25 KW de energia por metro de frente. O difícil é transformar eficientemente toda essa energia em electricidade. Os dispositivos desenhados até hoje são em geral de baixo rendimento e a maioria usa o mesmo princípio: a onda pressiona um corpo oco, comprimindo o ar ou um líquido que move uma turbina ligada a um gerador.
Neste tipo de energia, a energia cinética e potencial das ondas é aproveitada através de uma turbina em alto mar que converte esta energia em energia eléctrica.
Vantagens:
É uma energia renovável;
Não produz qualquer tipo de poluição.
Desvantagens:
As instalações não podem interferir com os cursos de navegação e devem ser capazes de resistir a tempestades marítimas, e ainda assim, serem sensíveis o suficiente para receberem energia das ondas;
Instalações de potência reduzida;
Publicada por Sara à(s) 04:25 0 comentários
Etiquetas: Energia das Ondas
terça-feira, 12 de maio de 2009
ENERGIA GEOTÉRMICA
Corresponde ao calor que existe no interior da Terra. Este calor é trazido para a superfície como vapor ou água quente, criada quando a água flúi pelos lençóis subterrâneos próximos a rochas aquecidas e usadas directamente para aquecimento de casas e prédios ou convertida em electricidade.
Para gerar electricidade o vapor é elevado para a superfície terrestre onde faz girar uma turbina de um gerador eléctrico. Assim tornam-se desnecessárias caldeiras que usam carvão ou gás natural.
Esta energia é utilizada para produção de energia eléctrica, se a temperatura for superior a 150ºC.
Vantagens:
É uma energia renovável;
Não é poluente;
Possui diversas utilizações.
Desvantagens:
Energia de baixo rendimento;
Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica;
Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Publicada por JORGE à(s) 11:37 0 comentários
Etiquetas: ENERGIA GEOTÉRMICA
ENERGIA HIDRÁULICA
PERCEBERAM ???
É ASSIM QUE SE PRODUZ ENERGIA HIDRICA.
Publicada por JORGE à(s) 11:27 0 comentários
Etiquetas: ENERGIA HIDRÁULICA
sexta-feira, 10 de abril de 2009
TELHADOS FOTOVOLTAICOS
BEM, PARECE QUE PORTUGAL NÃO ESTÁ TÃO DESENVOLVIDO COMO DIZEM. AINDA USAMOS OS PAINEIS SOLARES "ANTIGOS", ENQUANTO OUTROS PAÍSES COMO A ALEMANHA JÁ USAM TELHADOS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICOS (É OBRIGATÓRIO, PARA TODAS AS CASAS NOVAS).
TELHADOS QUE DAM DINHEIRO, ISTO SIM É ENERGIA SOLAR.
Publicada por JORGE à(s) 12:10 0 comentários
Etiquetas: ENERGIA SOLAR
quinta-feira, 12 de março de 2009
ENERGIA EÓLICA
A energia eólica é a energia obtida pela força dos ventos, é a transformação de energia cinética dos ventos em energia eléctrica. O Vento é uma fonte limpa e inesgotável que é usada desde sempre, como para moer grãos, em bombas de água, em barcos velejadores, e para outros trabalhos diversos.
A quantia de energia eólica disponível vária consoante o tempo e lugar, e a electricidade produzida é obtida de uma forma bastante simples. Os sopros do vento nas lâminas de um moinho de vento fazem-no girar assim como a água faz girar uma turbina.
Actualmente existem no mundo 20 mil geradores que produzem electricidade a partir de força eólica (principalmente nos Estados unidos).
Vantagens:
O vento é um recurso natural sendo de grátis obtenção.
Desvantagens:
Necessita 3 vezes da quantidade de geração instalada para satisfazer a necessidade humana; O equipamento é caro de se manter;
Altamente dependente do clima – o vento pode danifica-lo durante fortes ventanias ou não girar durante dias, conforme a estação do ano;
Pode afectar pássaros e colocá-los em perigo.
Publicada por JORGE à(s) 06:02 0 comentários
Etiquetas: ENERGIA EÓLICA
quinta-feira, 5 de março de 2009
ENERGIA SOLAR
A energia solar é uma energia garantida durante os próximos 6000 milhões de anos. Toda a vida na Terra depende da energia do Sol; ela é a fonte de energia para a fotossíntese e para a ocorrência de chuvas através da evaporação da água na superfície terrestre.
Dentro do sol, a massa é convertida directamente em energia pelo processo de fusão nuclear onde hélio é transformado em hidrogénio – reacções atómicas.
Embora a Energia Solar seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, a sua intensidade na superfície terrestre é baixa devido à elevada distância entre a Terra e o Sol e ao facto da atmosfera absorver e emitir parte da radiação.
Para aproveitar a radiação que nos é fornecida utilizamos os colectores solares térmicos que absorvem a radiação solar aquecendo a água que circula nos tubos, e os painéis fotovoltaicos que por serem constituídos por células solares absorvem a radiação solar excitando os fotões que se movimentam formando assim uma corrente eléctrica.
A utilização estes aparelhos não produz lixo nem polui o ambiente, no entanto para que a corrente seja suficiente para satisfazer a necessidade humana são necessários muitos metros quadrados destes aparelhos. Eles são eficazes mas não conseguem acompanhar o ritmo do consumo humano.
Vantagens:
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar;
Requer materiais especiais para que os painéis e colectores não afectem o meio ambiente.
Publicada por JORGE à(s) 04:26 0 comentários
Etiquetas: ENERGIA SOLAR